PROJETOS EM ANDAMENTO

Tectônica Cenozoica da Margem Continental do Sudeste do Brasil: padrões de deformação e controle na sedimentação

Descrição: As bacias de Campos e Santos respondem pela maior parte das reservas e da produção de petróleo no Brasil. Estas bacias estão inseridas no contexto da evolução geológica da margem continental intraplaca do Sudeste do Brasil, que foi formada com a ruptura do Gondwana no Cretáceo Inferior. O presente projeto visa estudar esta evolução, a partir do final do Cretáceo, através da integração de bases de dados geológicos e geofísicos tanto das bacias de Campos e Santos, no domínio offshore, quanto das bacias de Taubaté, Resende e Volta Redonda, ao longo do sistema Rifte Continental do Sudeste do Brasil (RCSB), no domínio onshore. Além de consolidar as bases de dados já existentes, serão adquiridos novos dados no domínio onshore durante o projeto. Esta abordagem através de interpretação integrada onshore-offshore tem como escopo a atenuação de uma lacuna de conhecimento geológico em uma região de extrema relevância econômica. Certamente os produtos do projeto permitirão, não apenas avançar com o conhecimento do modelo evolutivo da margem SE, como também desenvolver programas de treinamento e novos estudos na mesma linha de P&D.

Agência de Fomento: ANP


Sísmica de refração para caracterização e monitoramento de reservatórios de óleo e gás

Descrição: O pré-sal brasileiro apresenta desafios peculiares, tais como a profundidade e heterogeneidade dos reservatórios carbonáticos e a geometria complexa do sal. O emprego de geometrias específicas de aquisição para ondas refratadas, com o uso de PRM (Permanent Reservoir Monitoring), pode reduzir os custos de aquisição e permitir levantamentos sísmicos 4D mais frequentes, pois o número de tiros em cada levantamento seria muito menor e, portanto, a operação seria mais rápida e custaria menos. Vale ressaltar que a sísmica de refração já foi testada para o monitoramento de reservatórios de hidrocarbonetos em terra no campo Peace River, a uma profundidade de 600 m, sendo produzido usando métodos termais que geram sinais de sísmica 4D bem maiores. Contudo esses testes no campo Peace River diferem do presente projeto, pois o pré-sal brasileiro apresenta muitos desafios que são distintos dos existentes em terra, tais como sinais sísmicas 4D muito menores, complexidade geométrica devido às camadas do sal, profundidades maiores que 5 km, e heterogeneidade dos reservatórios carbonáticos.

Agência de Fomento: ANP

PROJETOS FINALIZADOS

Determinação de parâmetros, registro e processamento de dados sísmicos para investigação sismoestratigráfica em deltas e sistemas costeiros

Descrição: Os objetivos principais deste projeto foram:

– estudar modelos de refletividade, de iluminação dos principais alvos para auxiliar a parametrização da aquisição de dados;

– reprocessar, registrar e processar dados 2D para análises sismoestratigráficas e estruturais da Geologia da área do projeto;

– obter respostas nos domínios em tempo e em profundidade, com o desenvolvimento de diversas técnicas de processamento.

Agência de Fomento: ANP


Modelagem de dados orientada aos reservatórios do pré-sal

Descrição: Com os crescentes avanços dos métodos numéricos e da capacidade de processamento dos computadores, a modelagem sísmica passou a ter um papel importante como ferramenta de aprendizado e suporte na interpretação de dados de campo. Este projeto tem como principal objetivo desenvolver metodologias baseadas em modelagem sísmica 3D paralelizada em GPU (Graphics Processing Unit) que possibilitem entender e analisar a influência das propriedades viscoelásticas do meio, permitindo uma melhor caracterização do reservatório e o seu monitoramento no tempo. Um modelo geológico com as propriedades densidade, fatores de qualidade P e S, velocidades compressional P e cisalhante S, baseado em dados reais de alguma região das bacias de Campos ou Santos, será construído; estratégias para validação dos resultados numéricos com base nos dados reais também serão desenvolvidas.

Agência de Fomento: ANP


Investigação geofísica da relação mecânica entre o arcabouço estrutural da Bacia de Volta Redonda e do seu embasamento e implicações para reativações de estruturas cronocorrelatas nas bacias de Santos e Campos.

Descrição: O objetivo deste projeto é investigar, a partir de métodos geofísicos (sísmica e gravimetria), o arcabouço estrutural da Bacia de Volta Redonda (RJ) e de seu embasamento subjacente. A partir dessa investigação pretende-se verificar se existe relação mecânica entre o arcabouço estrutural da bacia, gerado a partir de eventos tectônicos de idade Paléogeno ao Recente, com a trama estrutural do embasamento pré-cambriano. Com os resultados dessa investigação pretende-se obter uma melhor compreensão de como reativações de descontinuidades no embasamento das bacias poderiam controlar o desenvolvimento do arcabouço estrutural das mesmas. Nesse sentido a Bacia de Volta Redonda é tomada como análogo desse processo de controle tectônico para as bacias de Santos e Campos, no período do Paleógeno ao Recente.

Agência de Fomento: ANP


Estratigrafia de alta resolução e petrofísica em sistemas turbidíticos de bacia do tipo rifte

Descrição: Este projeto de pesquisa visa melhorar a identificação, visualização e posterior caracterização dos reservatórios turbidíticos arenosos de baixa permeabilidade do Membro Caruaçu da Formação Maracangalha, particularmente encontrados nos Campos de Cexis (CX), Cantagalo (CGL), Massapê (MP) e adjacências, na Bacia do Recôncavo, através da aplicação de conceitos de estratigrafia de sequências de alta resolução, identificando eventos turbidíticos de 3ª e 4ª ordens. Para isto será utilizado o conceito de salto de escala (upscale), com vistas a compartilhar informações oriundas de rocha (testemunho), perfis de poços e dados sísmicos. Pretende-se identificar as litofácies presentes usando os testemunhos dos arenitos turbidíticos da Formação Maracangalha, no Compartimento Sul da Bacia do Recôncavo, integrando com os dados dos Campos de Massapê (MP), Cantagalo (CGL) e Cexis (CX), em uma primeira fase do projeto. Em paralelo, pretende-se correlacionar estas litofácies com perfis de poços disponíveis e identificar as logfácies que melhor representam as litofácies-reservatório e realizar uma correlação estratigráfica de alta resolução entre estas logfácies interpretadas nas áreas de estudo. Após o condicionamento dos dados, pretende-se correlacionar estas logfácies com dados sísmicos 3D e 2D disponíveis, a fim de identificar sismofácies representativas dos melhores reservatórios e mapeá-las nos volumes sísmicos. Serão mapeadas sismofácies e estruturas da área de estudo com vistas ao cálculo de volume de gás recuperável nestes arenitos de baixa permeabilidade. Nesta etapa serão confeccionados diversos mapas, por evento turbidítico de 3ª e 4ª ordens mapeados, devendo se chegar, como resultado final, a mapas de hPhiSo (altura x porosidade x saturação de óleo), o que é fundamental para o posicionamento dos intervalos a serem canhoneados e para a cubagem do volume recuperável, gerando assim um modelo estático para a área. Esta metodologia integrada poderá ser extrapolada, em uma segunda fase do projeto, para outras áreas da Bacia do Recôncavo, onde situações análogas estão presentes, o que poderá identificar outras oportunidades exploratórias e de DP para novos empreendimentos. Esta integração de dados e o conhecimento gerado poderá também ser utilizada em outras bacias sedimentares brasileiras similares, representando importante avanço tecnológico para o Brasil, sedento de energia, na medida que seu desenvolvimento ocorre.

Agência de fomento: ANP


Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content