Este grupo destina-se à pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de imageamento e inversão, utilizando dados sísmicos. Para tal, são aplicados conhecimentos nas áreas de Métodos Numéricos, Processamento de Sinais e Geofísica, com o objetivo de melhorar a imagem sísmica e obter propriedades físicas do subsolo da terra. Estes dados são importantes para a interpretação geológica, que resulta em um melhor conhecimento do subsolo do nosso planeta, além de ajudar no mapeamento das reservas de petróleo e gás.
Como começou
Uma breve história do Grupo
Com a criação do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF e em seguida, o curso de graduação de geofísica e o curso de pós graduação Dinâmica dos Oceanos e da Terra, surgiu a oportunidade de estabelecer o Grupo de Imageamento e Inversão sísmica.
Fundado pelos professores Marco Cetale e Roger Moreira, este laboratório foi criado em meados de 2011 com o apoio da Petrobras, que se motivou pela interação e resultados dos projetos anteriores realizados pelos pesquisadores deste grupo. A criação do laboratório foi financiada por um convênio entre a Petrobras e a UFF.
| | | "The unconventional resources challenge can only be solved by integrated work and new technology. The more diverse information we gather, the better we can understand the subsurface. Even a slight change in drilling or completion practices as a result of this wll significantly impact the bottom line."
Prof Marco Antonio Cetale Santos Doutor em Processamento de Sinais
|